quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Diferença entre Triagem e Acolhimento


  Alguns profissionais da saúde ainda tratam acolhimento como triagem, o que é um erro. Saiba a diferença entre as duas posturas:

  O acolhimento, durante um atendimento médico, não se trata de um espaço, local ou triagem para receber paciente. Segundo o Ministério da Saúde, acolhimento é uma postura ética e não pressupõe hora ou profissional específico para fazê-lo. É a recepção do usuário, desde sua chegada à unidade de saúde, com responsabilidade integral sobre ele, e inclui: ouvir queixas, permitir que ele expresse suas preocupações, angústias, e ao mesmo tempo, fazer a articulação de outros serviços de saúde para a continuidade da assistência, quando necessário.

  No entanto, uma pesquisa mostrou que, quando se fala em atendimento em saúde com acolhimento, os profissionais da área muitas vezes ainda relacionam o tema à triagem.

  Triagem, diferentemente de acolhimento, é o processo pelo qual se determina a prioridade do tratamento de pacientes com base na gravidade do seu estado. Este processo raciona eficientemente os cuidados quando os recursos são insuficientes para tratar todos os pacientes de imediato. Existem dois tipos de triagem: 

  • Simples: A triagem simples é normalmente usada no local de um acidente ou de desastre com várias vítimas, de forma a categorizar pacientes entre aqueles que precisam de atenção crítica e transporte imediato daqueles com lesões menos graves. 
  • Avançada:Na triagem avançada, os médicos podem decidir que determinados pacientes com lesões muito graves não devem receber tratamento avançado porque é improvável a sua sobrevivência. Os recursos devem assim ser orientados para pacientes com lesões menos graves. Uma vez que o tratamento é intencionalmente retirado de determinados pacientes, a triagem avançada tem implicações éticas. É usada para desviar recursos de pacientes com poucas hipóteses de sobrevivência de forma a aumentar a possibilidade de outros que seja mais provável sobreviverem.

Um comentário: