quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Criticas às Fundações Públicas de Direito Privado

O que são Fundações Públicas de Direito Privado?

Decreto-Lei 200: "Entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, criada em virtude de autorização legislativa, para o desenvolvimento de atividades que não exijam execução por órgãos ou entidades de direito público, com autonomia administrativa, patrimônio próprio gerido pelos respectivos órgãos de direção, e funcionamento custeado por recursos da União e de outras fontes".

  Muitas são as críticas voltadas para as Fundações Públicas de Direito Privado. Alguns dos problemas encontrados nestas Fundações são:
  • Trabalhadores contratados sofrem com um processo violento de desvalorização salarial;
  • Dificilmente trabalhadores conseguem revisão da inflação (INPC);
  • No processo de regulamentação das Fundações, acabaram com as gratificações e não houve nenhuma outra valorização consequente;
  Além disso, são feitas contratações temporárias que enfraquecem, ainda mais, o poder de luta por valorização salarial e condições de trabalho, pois trabalhadores temporários sofrem assédio para não lutarem por seus direitos, devido ao curto tempo de trabalho. A CUT se opõe às Fundações.

  As Fundações tem a opção de não convocar mais concursados, sendo eles contratados apenas de forma temporária. Esta pode ser considerada uma forma inteligente de enganar o TCE e o Ministério Público, pois não serão nomeados mais efetivos do Estado e receberão salários diferenciados dos servidores efetivos, resultando em relações de trabalho precárias.

  As Fundações Públicas de Direito Privado possuem diversas incoerências e incongruências, e são e vão continuar sendo alvo de muitas críticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário