terça-feira, 7 de agosto de 2012

Importância do Trabalhador na Estrutura Sindical

  O maior benefício de se tornar associado de um Sindicato não é individual, mas sim, coletivo.

Categoria unida é sinônimo de Sindicato forte!

  É importante saber também que o trabalhador, como indivíduo, tem um papel importante no Sindicato. Ser associado a um sindicato é um direito do trabalhador e, também, um exercício de cidadania. 





  O associado participa ativamente da vida do sindicato e, principalmente, de suas decisões. Além disso, pode utilizar os convênios e benefícios assistenciais disponibilizados pelo Sindicato.

  Muitas pessoas ainda confundem associado com representado. Veja a diferença entre eles e o que eles proporcionam para o trabalhador:

Representado: Todo trabalhador que pertença a uma das categorias abrangidas pelo Sindisaúde, é representado, e tem direito aos benefícios dos acordos coletivos, assistência na homologação de rescisão contratual e orientação trabalhista e a obrigação do pagamento das contribuições para a manutenção da representação sindical.

Associado: Além dos benefícios do representado, o associado possui a carteirinha do Sindicado e pode usufruir dos convênios e parcerias firmados pelo Sindisaúde, como descontos e condições especiais, ter assistência jurídica trabalhista gratuita, participar de eventos e atividades do Sindicato, e no Sindisaúde não se paga nada para associar, sendo devido apenas as contribuições que é obrigação de todos os representados. A Constituição Federal, determina que ninguem é obrigado a associar-se ou manter associado, portando trata-se de um direito e uma opção do trabalhador. 

  Associar-se ou não trata-se de uma discussão que se arrasta há anos, porém, é da maior importância para a organização dos trabalhadores, para a mobilização da luta sindical e para o fim da exploração que ainda persiste sobre os trabalhadores em muitos lugares do país. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário