sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Importância das Reivindicações e Participação nos Conselhos de Saúde

  Os Conselhos de Saúde são espaços de participação cidadã. Diante deste fato, a sociedade civil é chamada a participar do exercício do Controle Social do Sistema Único de Saúde (SUS), num processo que democratiza as decisões na área da Saúde. Há leis que garantem na prática o exercício da cidadania no âmbito das ações que trarão resultados para toda a sociedade. Os Conselhos, portanto, são criados para formular, fiscalizar e deliberar sobre as políticas de saúde. Para isto, a participação popular é fundamental.



  Poder participar da formulação, acompanhamento e deliberação de ações que envolvem a saúde pública é um grande ganho da sociedade. Para todos que tem algum interesse ou reivindicação, é uma obrigação participar, uma vez que seus pedidos e necessidades terão a chance de ser ouvidos e debatidos por quem realmente atua na saúde pública.

  Nosso país tem características regionais bastante diferenciadas e, portanto, uma situação que é problema numa determinada região pode não ser em outras, fazendo com que a política implantada num município do mesmo estado seja diferente das dos outros, necessitando de apoios diferenciados dos gestores municipais e estaduais e, principalmente, reivindicações da população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário