segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Importância do Dirigente Sindical

  Para muitas pessoas, o significado de ser sindicalista é ser eleito para a diretoria do sindicato e, em determinado período do ano, fazer a campanha salarial em busca de algum reajuste salarial. Mas a realidade é outra e é dura.

  Hoje, o Dirigente Sindical tem o papel de conduzir sua categoria além de responder "o salário sai amanhã". Talvez o salário continue a ser a força motora das mobilizações dos sindicatos algumas vezes, mas, por outro ponto de vista, existem diversos outros temas que devem ser debatidos e apropriados pelos trabalhadores da categoria. 

  Desta maneira, fica implícito ao dirigente sindical estar ligado nos mais variados temas: Leis, Portarias e Resoluções, sobre aposentadoria, sobre elaboração de Plano de Cargos, Carreira e Salários, sobre órgãos que tratam da saúde, sobre encaminhamentos jurídicos que auxiliem a categoria na sua vida pessoal e trabalhista.

  As dimensões que dizem respeito à um Dirigente sindical são muitas. Atualmente, é fundamental ter dirigentes que tenham competência para atuar no campo do controle social, participando dos mais variados Conselhos.

  Tais dirigentes, com todas as suas competências, tem o papel de conduzir as lutas da categoria com profissionalismo, garantindo a efetivação dos direitos conquistados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário