quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Doenças ocupacionais

   Doenças ocupacionais são as doenças que estão diretamente relacionadas às atividades desempenhadas pelo trabalhador durante o exercício de suas funções ou às condições de trabalho às quais ele é submetido diariamente. As doenças ocupacionais englobam cerca de 30 doenças.
  As mais comuns são:
  • Lesões por Esforços Repetitivos;
  • Distúrbios Osteomoleculares Relacionados ao Trabalho (LER/DORT).
  As LER/Dort são responsáveis pela alteração das estruturas osteomusculares, como tendões, articulações, músculos e nervos.



  Mais um exemplo de doença ocupacional é o câncer de traquéia, que ocorre mais comumente em trabalhadores de minas e refinações de níquel. Também há casos de doenças pulmonares de origem ocupacional, como asma e asbestose, por exemplo, causadas pela inalação de partículas, névoas, vapores ou gases nocivos.

  Se o trabalhador estiver com uma doença ocupacional grave, tem direito a pedir afastamento do INSS (ou Instituto de Previdência) pelo auxílio-doença. Para que isso ocorra, o trabalhador deve passar por uma perícia médica, que fará a avaliação da doença. Ele também precisa comprovar que a doença está relacionada ao seu emprego atual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário