segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Busca da Jornada de 30 horas para a Enfermagem

  Fazem parte da Enfermagem Enfermeiras(os), Técnicas(os) e Auxiliares de Enfermagem. E esta pode ser considerada a única profissão que permanece necessária para assistência ao paciente durante as 24 horas do dia, nos 365 dias do ano. Esta profissão é essencial na organização e funcionamento de todos os serviços de saúde, tanto públicos quanto privados.

  A Jornada de 30 horas na enfermagem é uma luta atual pela valorização e dignidade dos trabalhadores desta área, que é a maior força de trabalho na saúde.


  São mais de um milhão e trezentos mil trabalhadores, trabalhadores estes que são responsáveis por grande parte das ações de prevenção de doenças e promoção da saúde no Brasil.

  O desafio atual é a construção de um sistema de saúde universal, equânime, integral e resolutivo. Para que isto se torne possível, torna-se imprescindível melhorar as condições de trabalho e promover a qualidade de vida dos trabalhadores para se alcançar a melhoria nas ações e serviços de saúde.

  O Sindisaúde e as organizações representativas da Enfermagem brasileira reivindicam a imediata regulamentação da jornada dos trabalhadores da Enfermagem.

  A Jornada de 30 horas é um direito dos trabalhadores da Enfermagem, pois eles ficam expostos aos riscos ocupacionais inerentes à sua atividade profissional. Para que os trabalhadores da Enfermagem possam acolher e cuidar bem das pessoas, precisam estar qualificados profissionalmente e preparados emocionalmente e fisicamente.


  Assim, a Jornada de 30 horas é uma necessidade.


  A Organização Internacional do Trabalho (OIT) da Organização das Nações Unidas (ONU) recomenda a Jornada de 30 horas, argumentando que é o melhor para pacientes e trabalhadores da saúde do mundo inteiro.

  Todas as últimas conferências nacionais, estaduais e municipais de saúde têm aprovado a Jornada de 30 horas semanais para os trabalhadores da área.

  A Enfermagem precisa conquistar este direito: 30 horas semanais de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário