terça-feira, 6 de novembro de 2012

A importância da prevenção na saúde do trabalhador

  Os trabalhadores estão expostos diariamente à tarefas, muitas vezes, penosas ou pesadas, indiferente se seu trabalho está ligado ao uso da tecnologia ou ao trabalho braçal. Qualquer tipo de trabalho traz riscos e pode ocasionar lesões permanentes no trabalhador tanto no aspecto físico quanto mental e social. 


  Diante destes fatos fica evidente a importância da prevenção da saúde do trabalhador para evitar problemas de saúde futuros. Busca-se constantemente prevenir qualquer tipo de risco para o trabalhador, e, para isto, algumas medidas devem ser tomadas, como treinamento do trabalhador para que a sua função seja exercida da maneira correta (atividades diárias e EPIs) e reconhecimento dos riscos por parte do empregador, para assim preveni-los;

  Os profissionais da área da saúde se destacam, pois atuam prevenindo doenças ou impedindo seu agravamento. É necessário que haja antecipação dos riscos que envolvem todo e qualquer tipo de atividade que estes profissionais venham a desempenhar. Mesmo com a prevenção, o risco já está presente para estes profissionais, e são necessários reconhecimentos constantes dos riscos, exigindo observação cautelosa das condições de trabalho, adoção de medidas de controle, além de entrevistas e pesquisas com profissionais da área.

  A Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador – Renast (Portarias nº 1.679/GM, de 19 de setembro de 2002, nº 2.728/GM, de 11 de novembro de 2009 e nº 2.978/GM, de 15 de dezembro de 2011) é uma estratégia para a garantia da atenção integral à saúde dos trabalhadores. Esta rede tem entre seus componentes Centros Estaduais e Regionais de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest). Os Cerest recebem recursos financeiros do Fundo Nacional da Saúde para realizar ações de promoção, prevenção, vigilância, assistência e reabilitação em saúde dos trabalhadores urbanos e rurais, independentemente do vínculo e do tipo de inserção no mercado de trabalho.

Fonte: revista.fundacaoaprender.org.br; portal.saude.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário