quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Problemas decorrentes de terceirizações na saúde pública

  A terceirização da saúde pública gera inúmeros problemas, pois acarreta na mercantilização de um sistema que, por dever, é de responsabilidade do poder público e, por direito, da população, população esta que deveria ter acesso a uma saúde de qualidade, ágil e resolutiva.


  O que ocorre é que, com a privatização dos serviços públicos de saúde, os profissionais da saúde e os usuários do sistema - pacientes - assistiram (e assistem ainda) a um processo acelerado de sucateamento e degradação da saúde, mesmo isto sendo um artifício utilizado pelo gestor público para justificar a manutenção do serviço de privatização.

  Além disso, a terceirização da saúde pública gera uma rotatividade desastrosa nas contratações de pessoal. Profissionais são contratados sem concurso público, com base em critérios diversos não pré estabelecidos, e acabam sendo muitos deles contratados sem a qualificação adequada, o que gera grande desassistência aos usuários do sistema, que são aqueles que mais precisam de assistência.

  Para que esta situação de privatizações não piore, o Brasil precisa ter um orçamento realista para a saúde, além da gestão focada sempre na melhoria da qualidade dos serviços prestados para todos os brasileiros, sem distinção. Há que se fazer valer o direito de todo cidadão a um sistema de saúde de qualidade, afinal de contas, a saúde é um bem público e não deve ter intermediários.

Fonte: Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário