quarta-feira, 11 de junho de 2014

8° DIA DE GREVE GERAL EM SÃO LEOPOLDO 05/06/2014

Não que o 7° dia de greve não tenha sido importante, até porque cada instante do movimento é decisivo, porém, este dia 5 de junho foi um dia histórico. Infelizmente, foi um dia que não sairá da memória dos servidores da cidade, um dia em que os nossos colegas da Guarda Municipal - sim, colegas - se tornaram uma milícia e agrediram aqueles à quem deveriam proteger e zelar. Marcharam como na mais opressiva DITADURA, sobre servidores desarmados que pacificamente exerciam seu direito CONSTITUCIONAL de GREVE. Nesta marcha totalitária, bateram com cassetetes e usaram arma de choque (que pode ser letal), fazendo uso de força abusiva e arbitraria. Dirigentes sindicais foram feridos, servidora gestante tomou choque e cassetadas. Hoje realmente foi o dia que nos foi apresentado o CHOQUE DE GESTÃO, sendo que a situação somente não teve um fim mais terrível devido ao constrangimento de terem começado a filmar os agressores, que ficaram com vergonha de bater em mulher grávida e também pela presença da Brigada Militar, que serviu de interlocutor, evitando uma desgraça ainda maior frente à brutalidade da Guarda. Estes mesmos dirigentes que aí apanharam ajudaram a garantir o risco de vida, e aumento de nível.

Os 3 presidentes do Sindisaúde Vale Do Sinos, Sindicato dos Servidores e Ceprol Sindicato foram agredidos, receberam choques e pancadas, atitudes estas que geraram possível fratura. Mesmo assim, os manifestantes se mantiveram abraçados mais uma vez e impediram que a truculência desta administração fosse adiante. Diante do impasse e da possível nova agressão, foi realizado contato com a secretaria de administração para certificar que as agressões COVARDES à colegas cessassem. Após isto, a guarda dispersou.

Ainda devido à medida promovida pela Câmara Municipal de São Leopoldo, aonde se responsabiliza os dirigentes sindicais por quaisquer atos que obstaculizem o bom andamento das sessões, realizaram plenária de esclarecimento. No decorrer da plenária ocorrida na escola Irmão Weibert, às 18:10, fomos notificados de que a multa passou de R$2.000,00 para R$15.000,00 por cada ato impeditivo, como não cometeram qualquer ato de descumprimento, até porque as entidades não operam contra o ordenamento jurídico, as medidas jurídicas já foram realizadas. O que causa estranheza é esta mesma Câmara consiga ser célere já que, por inúmeras vezes, foi solicitada para que ajudasse os servidores na sua negociação tenha sido morosa principalmente por parte da sua mesa diretora, para aplicar uma multa absurda. Disto devemos nos alegrar, pois já é um sinal de que há, ao menos, alguma competência.

Mais um dia se passou, vimos a volta da ditadura, e o tal CHOQUE DE GESTÃO foi sentido na pele. Estamos procurando quais são as pessoas do slogan: "As pessoas acima de tudo...", porque essas pessoas não são os servidores que são espancados, nem os moradores da cidade, pois estão se lixando por todo esse tempo sem preocupação com a qualidade dos serviços que recebem. Devem ser as pessoas que prestam serviços terceirizados, ou as que tem cargos no governo.
Disto concluo que esta é uma luta desigual. Temos pena dos fracos que tentam usar o medo, intimidação e covardia, escondidos dentro de um governo que não respeita entidades, ou mantém a palavra dada, porque do outro lado temos trabalhadores honrados que nada temem, pois sabem que sua luta é justa, legitima e que a busca por respeito e valorização é força maior que mil exércitos. Amanhã é um novo dia, e sinto pesar por aqueles que apostaram na violência e mais uma vez foram derrotados por aqueles que somente buscam seus direitos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário