quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Luta contra privatizações na saúde

  As privatizações na saúde são um fator de alta concentração de renda, e reduzem a autonomia do país sobre seus recursos, atingindo em cheio sua soberania. 

  Os países privatizam empresas deficitárias, mas o Brasil faz o contrário: privatiza suas empresas que geram e geravam lucro e que eram estratégicas para o desenvolvimento do país.

  No Brasil inteiro ocorrem diversas mobilizações contra a privatização da saúde, por exemplo:

Cerca de 250 representantes do Fórum Popular de Saúde de São Paulo ocuparam um prédio abandonado na Rua Frederico René de Jaegher, na Capela do Socorro, na cidade de São Paulo. Trabalhadores da área da saúde, estudantes e de diferentes movimentos sociais participaram da ação. "O protesto é uma estratégia do Fórum não só pela promessa não concretizada, mas também para levantar a luta contra a privatização da saúde em São Paulo e o sucateamento público nesta área."

  O Congresso Nacional aprovou  em 2011 o PL 1749, que cria as Empresas Brasileiras de Serviços Hospitalares . O projeto prevê a entrega da administração dos hospitais universitários nas mãos de uma empresa privada. O projeto será votado no Senado com o nome de PLC 79/2011. 

  Caso o projeto seja aprovado no Senado, os hospitais universitários federais ficarão ameaçados de privatização.

Fonte: webartigos.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário