segunda-feira, 24 de junho de 2013

11º Congresso dos Trabalhadores em Serviço de Saúde em Pelotas

   No dia 21 de junho de 2013 ocorreu uma Plenária Pública Sobre Jornada de Trabalho e Saúde do Trabalhador de Pelotas.   O evento foi  realizado com o apoio do Sindisaúde de Pelotas e região, cujos presidente e o vice-presidente do, José Luciano Viégas e Paulo Luis Soares da Silva, também acompanharam as agendas. Entre outros temas, foi discutido a jornada de 30 horas para a Enfermagem e condições de trabalho para a categoria. 

   O Presidente  e a Diretoria do Sindisaúde Vale dos Sinos esteve presente na plenária.
   No evento, o parlamentar anunciou a criação de uma Frente Parlamentar das 30 Horas na Câmara Municipal de Pelotas. Segundo o parlamentar, a enfermagem é responsável por cerca de 80% dos procedimentos junto aos pacientes.

   Como resultado da marcha reivindicando a aprovação do Projeto de Lei 2295/00, que prevê a redução da jornada de trabalho para 30 horas semanais, realizada no dia 09 de abril em Brasília, o Ministério da Saúde reativou o Grupo de Trabalho de viabilidade das 30 Horas. O anúncio foi feito pelo secretário-geral da CNTS, Valdirlei Castagna, na abertura da Plenária. Ele advertiu, no entanto que, após a realização de três reuniões, foi o único segmento que cedeu foi o dos trabalhadores, aceitando a possibilidade de implantação das 30 Horas de forma gradativa. 

   Compareceram também ao evento trabalhadores da saúde de Alegrete, Bagé, Cachoeira do Sul, Caxias do Sul, Cruz Alta, Erechim, Ijuí, Lajeado, Passo Fundo, Pelotas, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Porto Alegre e Região metropolitana, Santa Rosa, Santiago, Sant’Anna do Livramento, São Borja, São Gabriel, Vale dos Sinos e Uruguaiana.

   O principal objetivo das plenárias é de levar o debate em torno do assunto para as diversas regiões do Rio Grande do Sul e de buscar o engajamento dos trabalhadores da enfermagem na luta pela regulamentação das 30 Horas, fundamental para a valorização da maior categoria da saúde.




Nenhum comentário:

Postar um comentário