segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Sindisaúde e Agentes Comunitários de Saúde de Sapucaia Recebem Notícia do Pagamento da Insalubridade

   O resultado de uma luta da histórica dos agentes comunitários de saúde de Sapucaia do Sul deu resultados, a pauta enviada pelo Sindisaúde Vale dos Sinos, nas negociações salariais desde 2012, em que se pedia a insalubridade para a categoria foi acolhida. 

   Em reunião em março de 2013, a diretoria do Sindisaúde, levou a pauta para a administração municipal constando a reinvindicação dos ACS´s quanto a insalubridade, deste pedido feito realizado perícia em todas as funções de saúde em que se verificou o direito da categoria em receber o adicional. 

   Desde então o Sindicato e a categoria aguardavam o pagamento, superadas as questões legais e orçamentárias, que impediam que o direito fosse contemplado a administração que reconheceu a necessidade de pagamento e a importância desses profissionais na tarde do dia 04 de outubro deu para os agentes uma importante notícia: A partir deste mês, eles passarão a receber o adicional de insalubridade. O Município também pagará, na folha de pagamento do mês de novembro, os adicionais retroativos desde fevereiro de 2012. 

   O pagamento de insalubridade é um direito concedido a trabalhadores que são expostos a agentes nocivos à saúde, é um reconhecimento da importância dos agentes que são o primeiro contato entre a população e os serviços de saúde (ESF). 

   A categoria engajada junto com o seu Sindicato, batalhando de forma coesa buscando os seus direitos e respeito é a chave para receber a valorização que os trabalhadores da saúde merecem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário